Sistema de Execução da Produção (MES) integrado ao ERP (TOTVS* & SAP)

erp-pw-1-mes

A Prodwin não possui qualquer relação comercial ou de parceria com a TOTVS.

MES + ERP

Atualmente com o mercado cada vez mais concorrido, as empresas enfrentam enormes desafios com margens cada vez mais enxutas, custos cada vez mais altos e diversas obrigações fiscais, como o Bloco K. (clique aqui e conheça mais).

Para tornarem-se mais competitivas e lucrativas é imprescindível otimizar e extrair o máximo de todos os recursos, como mão de obra, máquinas e materiais. E para isso, apenas um bom sistema ERP não é suficiente. As empresas também precisam obter dados de uma forma confiável e rápida, agregando um sistema de coleta das informações da produção em tempo real, como um sistema MES.

Vamos ver a seguir um pouco mais sobre o ERP e o MES.

1. MES e ERP? Mas afinal, o que significa? 

O MES (Manufacturing Execution System) ou Sistema de Execução da Produção é um sistema de controle da manufatura que coleta automaticamente diversas informações da produção em tempo real, ou seja, no exato momento em que os eventos acontecem, com acuracidade das informações, assim possibilitando tomar ações mais rápidas e assertivas. E é exatamente isso que você obterá com o sistema Pw-1 da Prodwin.

Já o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento dos Recursos Corporativo é um sistema responsável na coleta e na organização das informações de todas as operações diárias entre os diversos departamentos de uma empresa, tais como o faturamento, contas a receber, o balanço contábil, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, RH, estoque, registro dos pontos dos funcionários, controle dos equipamentos e ativos da fábrica e entre outros, ou seja, todo o trabalho administrativo e operacional da empresa, porém com poucas informações do chão de fábrica.

2. E quais são as vantagens de uma integração ERP + MES?

Quando falamos na gestão da cadeia de abastecimento, seria ter o produto certo, no local certo, no momento que precisamos, na quantidade correta e com os custos esperados, para isso, é imprescindível que as atividades na cadeia de abastecimento estejam sincronizadas para que as necessidades não sejam administradas com estoque.

Com a integração das soluções ERP + MES, a sincronia das operações com o planejamento viabiliza um processo enxuto na cadeia de abastecimento (Supply Chain), com reduzido nível de estoque, aumentando a lucratividade da operação.

3. É possível enviar os dados do sistema Pw-1 (MES) para o ERP?

Sim. Inclusive o Pw-1 tem integração com vários ERPs de mercado, como o ERP TOTVS* (Microsiga Protheus e Logix) e ERP SAP (SAP/R3 e Business One / B1), além de também ter integração com ERPs desenvolvidos nas próprias empresas.
Caso a sua empresa precise monitorar apenas a produtividade no chão de fábrica, o sistema Pw-1 pode executar este monitoramento independente do ERP, porém se você possui o ERP e deseja obter informações mais assertivas e em tempo real, o sistema Pw-1 recebe e envia automaticamente todas as informações coletadas para o ERP.

4. Por que escolher o sistema Pw-1 (MES)?

Além da fácil e rápida integração com os diferentes ERPs, o sistema Pw-1 possui vários recursos para atender as diferentes necessidades. Veja abaixo, os principais motivos que fizeram com que muitas empresas escolhessem o sistema Pw-1.

Coletor de Dados completo e robusto – Para que você tenha rapidez e uma alta confiabilidade nos dados de produção, é obrigatório que o sistema MES tenha um dispositivo/coletor de dados próximo a todos os locais (máquinas/processos) que deseja monitorar. Além disso, o coletor da Prodwin possui de forma integrada as seguintes funcionalidades.

  • Entradas para sensores.
  • Saídas para lâmpadas de sinalização, buzinas e atuadores.
  • Teclado tátil, colorido e resistente a água.
  • Display de fácil visualização ou tela touch industrial (não é tablet).
  • Robusto em ambiente fabril
  • Conexão a rede WiFi.

Operação simples e intuitiva – Em diversas comparações, os clientes escolheram o sistema Pw-1, por proporcionar uma navegação simples, rápida e intuitiva.

Fácil instalação O sistema Pw-1 é totalmente web, assim não precisa instalar aplicativos ou softwares em todas as máquinas para acessar, o usuário precisa apenas de um navegador de Internet. Simples, né?

Customização A Prodwin customiza e oferece diversos módulos para o sistema Pw-1, atendendo as diversas necessidades e culturas de cada empresa.

E veja abaixo as principais informações que você poderá visualizar no Pw-1 :

  • A produtividade industrial da sua fábrica.
  • O índice OEE (mais informações sobre o OEE).
  • A performance dos operadores.
  • Os turnos e os departamentos mais eficientes.
  • O nível de refugo por produto.
  • Quanto tempo. Quem parou. E quais foram os principais motivos das paradas das máquinas.
  • Os produtos com maior rentabilidade.

Veja o vídeo abaixo e entenda como a Prodwin, através de um sistema MES (OEE) em tempo real, pode lhe ajudar a aumentar os níveis de produtividade da sua indústria.

Quer entender melhor, veja como Pw-1 (clique aqui) pode aumentar a lucratividade de sua empresa.

Mais informações, mande uma mensagem para o nosso consultor (clique aqui) que ele retornará rapidamente a sua mensagem.