ProdWin

Sempre à frente

Veja o vídeo abaixo e leia o artigo sobre o que é a indústria 4.0 e como a Prodwin pode ajudar a sua fábrica entrar nesta nova era.

1. UM POUCO DA HISTÓRIA…

Antes de falarmos sobre a indústria 4.0, vamos passar rapidamente nas revoluções anteriores.

Máquinas a vapor – indústria 1.0 ou a primeira revolução industrial iniciou aproximadamente uns 250 anos atrás com o aumento da produtividade da indústria têxtil com as fábricas mecanizadas através das melhorias de James Watt com a máquina a vapor de Newcomen no século 18.

Produção em série – Em 1913, após a introdução da linha de montagem por Henri Ford, iniciou a segunda revolução industrial, a indústria 2.0, no qual resultou em um grande aumento na produção do modelo T chegando a um volume de 15 milhões. E assim, outras fábricas começaram a aplicar as linhas de montagem para o aumento da eficiência e produtividade e redução de custos. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

O principal indicador de produtividade em todo o mundo, conhecido pela sigla OEE (Overall Equipment Effectiveness) é aplicado na Eurofarma para medir a eficiência dos equipamentos na produção.

O sistema Pw-1 – Monitoramento Automático & Online é uma ferramenta fundamental na coleta de dados e análise, com o objetivo de medir as “Perdas de Performance” que afetam a produtividade.

Recentemente, finalizou-se a implantação e treinamento de colaboradores de 100% das linhas de “embalagem acabado” para um sistema automático para coleta do indicador OEE. O sistema Pw-1 possibilita informações da produção de forma precisa, rápida e em tempo real.

Os coletores de dados conectados nas linhas de produção capturam diversas informações como quantidade produzida, tempo de parada, de ciclo, refugo, entre outros, enviando os dados para o sistema, gerando referências estratégicas para a gestão da produção.

O treinamento envolveu 163 colaboradores usuários do sistema, entre líderes, operadores e auxiliares.

*Reportagem da Revista Panorama – Setembro/2017

Continuar lendo

A adoção de conceitos da Indústria 4.0 na matriz produtiva brasileira poderia gerar uma economia de R$ 73 bilhões ao ano.

A quarta revolução industrial ou indústria 4.0 envolve o aumento da informatização na indústria de transformação, com máquinas e equipamentos totalmente integrados e conectados à Internet. Como resultado, tudo pode ser gerenciado em tempo real, de qualquer lugar. “Inteligência artificial, robótica, análise de dados e a internet das coisas trabalham de forma integrada. Sensores permitem a rastreabilidade e o monitoramento remoto de todos os processos”, explica o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

Na lista de compras dos brasileiros, existe um produto que desaparece, durante as crises. E só volta a ser lembrado quando ressurge a confiança de que a crise vai passar.

Quem diria que a temperatura da economia poderia ser medida na fábrica de chocolates. Se a atividade esfria demais como nos últimos dois anos, os planos de expansão vão para a geladeira. E quando ela volta a esquentar, os termômetros marcam por ali.

Clique aqui para visualizar a reportagem completa no Portal G1 sobre a recuperação da economia com a Cacau Show que utiliza o nosso Sistema Pw-1 (clique aqui e conheça a nossa solução).

Fonte: Portal G1 – 29/09/2017

Continuar lendo

MES + ERP

Atualmente com o mercado cada vez mais concorrido, as empresas enfrentam enormes desafios com margens cada vez mais enxutas, custos cada vez mais altos e diversas obrigações fiscais, como o Bloco K. (clique aqui e conheça mais).

Para tornarem-se mais competitivas e lucrativas é imprescindível otimizar e extrair o máximo de todos os recursos, como mão de obra, máquinas e materiais. E para isso, apenas um bom sistema ERP não é suficiente. As empresas também precisam obter dados de uma forma confiável e rápida, agregando um sistema de coleta das informações da produção em tempo real, como um sistema MES.

Vamos ver a seguir um pouco mais sobre o ERP e o MES. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

1. PODEMOS CONFIAR NO “DIÁRIO DE BORDO”?

Contudo, grande parte das indústrias ainda utilizam o apontamento manual de produção para monitorar produtividade e a qualidade, ou seja, a eficiência das máquinas. Pior que isto, com base nestes apontamentos são definidos a previsibilidade dos prazos de entrega, o volume de estoque e até mesmo a decisão estratégica sobre compra de novas máquinas ou contratação de mão-de-obra.

Este apontamento manual é o famoso “diário de bordo” onde o próprio operador da máquina, anota a quantidade produzida e refugada e o tempo em que a máquina ficou parada. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

1. PODEMOS CONFIAR NO “DIÁRIO DE BORDO”?

Contudo, grande parte das indústrias ainda utilizam o apontamento manual de produção para monitorar produtividade e a qualidade, ou seja, a eficiência das máquinas. Pior que isto, com base nestes apontamentos são definidos a previsibilidade dos prazos de entrega, o volume de estoque e até mesmo a decisão estratégica sobre compra de novas máquinas ou contratação de mão-de-obra.

Este apontamento manual é o famoso “diário de bordo” onde o próprio operador da máquina, anota a quantidade produzida e refugada e o tempo em que a máquina ficou parada.

Tal registro de ocorrência serve basicamente para justificar o motivo de não ter atingido a meta de produção. Registro este que só estará disponível como informação gerencial algum tempo depois de realizado, pois o operador irá terminar o apontamento apenas no fim de seu turno. Um outro colaborador irá recolher este material com os apontamentos e levar para alguém digitá-lo em uma planilha, para enfim, consolidar esses dados em informações gerenciais através de gráficos e relatórios. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

CASE: EMPRESA NO RAMO DE ENVASE.

Este estudo de caso, realizado de maneira qualitativa, irá analisar o comportamento do indicador de OEE ao longo do ano de 2010, em uma empresa de grande porte com 40 linhas de envase divididas em 3 plantas e com uma cultura de produtividade elevada.

Os dados observados neste case foram capturados através do sistema automático de coletas de dados de chão de fábrica, MES em tempo real, sistema Pw-1. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

A FÁBRICA PERFEITA.

Imaginemos primeiramente, uma “fábrica perfeita”. Nesta “fábrica perfeita”, as máquinas funcionariam 100% do tempo a 100% da capacidade e produzindo 100% com qualidade.

Na vida real, 100% é uma utopia, uma referência de excelência a ser alcançada através da melhoria continua, pois, a luta é constante para alcançar o máximo da eficácia da máquina. Continue reading nt-sawmill

Continuar lendo

Nesse mundo globalizado, a competitividade é que determina a sobrevivência das empresas e essa competitividade, só se consegue utilizando plenamente todos os recursos de produção: máquinas, mão-de-obra e materiais.

E como será que está a sua produção?

Vamos dar uma olhada no que acontece com a produção de várias empresas?

Veja o vídeo abaixo e entenda como a Prodwin, através de um sistema MES (OEE) em tempo real, pode lhe ajudar a aumentar os níveis de produtividade da sua indústria.

 

Quer entender melhor, veja como Pw-1 (clique aqui) pode aumentar a lucratividade de sua empresa.

Mais informações, mande uma mensagem para o nosso consultor (clique aqui) que ele retornará rapidamente a sua mensagem.

Continuar lendo