Como o módulo cep da Prodwin tem ajudado as indústrias a garantir o controle de sobrepeso.

COMO O MÓDULO CEP DA PRODWIN TEM AJUDADO AS INDUSTRIAS A GARANTIR O CONTROLE DE SOBREPESO
Primeiro é importante dizer que o Controle de sobrepeso não interessa apenas as empresas de envase de líquidos e aos fiscalizadores do INMETRO, inclusive o tema interessa a você, pois este tema interessa a todos.
Todos que produzem e/ ou todos que consomem os produtos pré-medidos (ou seja: produtos que são medidos e embalados longe dos olhos de quem compra o produto) se interessam por ter garantias de que o peso expresso na embalagem será sempre igual à quantidade real do conteúdo.
E, ora, vejam só: todos nós fazemos usos de tais produtos diariamente!
Logicamente que as empresas que produzem produtos envasados como as fábricas de bebidas, cosméticos, alimentos e farmacêuticas deverão controlar seus processos a fim de garantir que tudo que está sendo fabricado realmente tenha em cada frasco a quantidade que a embalagem diz ter.
E de fato, até mesmo existe uma portaria do INMETRO que regulamenta a fiscalização e o controle dos conteúdos de tudo que é fabricado no Brasil.
Os critérios para verificação do Conteúdo Líquido de produtos pré-medidos estão descritos nas portarias INMETRO/MDIC nº 157 de 2002 e nº 248 de 2008 que regulamentam os produtos pré-medidos com conteúdo nominal igual, expresso em unidades de massa e volume.
De imediato queremos lembrar que quando o Inmetro identifica um determinado produto fora dos padrões de conteúdo líquido a multa pode variar de R$ 100,00 a R$ 1.500.000,00 por processo.
Como quase toda multa no Brasil, o valor depende da gravidade da infração, da condição econômica da empresa autuada, da reincidência nas autuações e outros critérios.
Contudo, também queremos refletir sobre o simples fato deste controle impactar muito o fluxo de caixa da empresa fabricante. Principalmente, se ela não garantir estar sempre com o conteúdo conforme. Não é apenas para evitar punições da fiscalização, mas também porque sobrepeso é desperdício.

COMO MINIMIZAR O DESPERDÍCIO EM SOBREPESO?
O sobrepeso é o excesso de material utilizado para garantir que os produtos tenham o peso indicado nas embalagens e rótulos, nunca menos. Tanto é verdade que o sobrepeso é desperdício que boa parte das indústrias PRECISAM controlar o sobrepeso para não perder rentabilidade.
Quer ver um exemplo?
Uma empresa que fabrica diariamente 100 mil produtos que em sua embalagem afirma que deve conter 500 gramas, mas entrega cada produto com 520 gramas, em apenas um ano, desperdiçará mais de 720 toneladas de material, o que daria para fabricar outros 1.440.000 produtos, praticamente a produção inteira de um mês. Isso vale milhões facilmente…
Logicamente que existem técnicas para se controlar uma situação como essa.
Uma das técnicas mais conhecidas e aplicadas pela indústria é o CEP.
O CEP é a sigla para Controle Estatístico de Processo uma aplicação da análise estatística nos controles de processos produtivos.
Considerado uma ferramenta da qualidade eficaz para resolver e prevenir problemas em processos produtivos, o CEP busca a eliminação de variações que possam tirar o processo do controle.
Imaginem, no mesmo exemplo da fábrica dado anteriormente, que ao identificar o tamanho da perda eles determinem como meta: ter o processo controlado de tal forma, que ao invés de entregar os produtos com 520, agora a variação fique apenas entre 501 e 505 gramas.
Estabelecendo o limite máximo e mínimo de controle, é possível determinar uma amostragem da produção que passe por uma medição e seja registrado as ocorrências de variações da quantidade contida em cada produto.
A grande dificuldade na verdade não é apenas coletar esses dados de forma precisa mas principalmente controlar o processo a fim de evitar variações fora dos limites de controle.

COMO O MÓDULO CEP DA PRODWIN TEM AJUDADO AS INDUSTRIAS A GARANTIR O CONTROLE DE CONTEUDO LIQUIDO?
Com o Modulo de CEP para Controle Estatístico de Processos habilitado no Sistema Pw-1 da Prodwin, de forma automatizada, é possível determinar (por tempo ou quantidade) o momento que o operador deve realizar a medição.
O próprio Sistema poderá alertar o operador a fim de garantir a medição sendo sempre feita no momento correto.
E para evitar erros de digitação é possível registrar a medição comunicando o hardware da Prodwin diretamente com o instrumento eletrônico de medição. Balanças digitais ou mesmo paquímetros eletrônicos e outros instrumentos de medição dimensional podem se comunicar com os coletores de dados da Prodwin.
O Sistema Prodwin através do Módulo CEP é parametrizado com os valores da amostragem e os respectivos limites superior e inferior de controle, ou seja, o valor máximo e mínimo aceitável.
Assim, são gerados automaticamente os cálculos de capabilidade do processo, ou seja, sua a real probabilidade estatística de garantir estar dentro do controle e assim atender os requisitos de controle de conteúdo liquido.
Mais do que uma garantia de qualidade e satisfação do cliente, este tipo de controle reduz desperdícios em descarte e sobrepeso. Segue a estratégia inteligente das empresas líderes de produzir sempre no menor custo e não apenas produzir a qualquer custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *