QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS DO SISTEMA Pw-1 ?

De uma forma geral, pode-se dizer que qualquer instrumento utilizado para executar um trabalho é uma ferramenta. E, atualmente, há cada vez mais acesso às ferramentas tecnológicas (hardwares e softwares), as quais nos auxilia a executar tarefas e resolver problemas de forma rápida e simplificada.

O Sistema Pw-1 da Prodwin, por exemplo, possui diversas ferramentas que são úteis para gestão industrial atual.

Leia este artigo e saiba um pouco mais sobre como o Pw-1 é uma ferramenta indispensável:

Além da qualidade e acuracidade das informações oferecidas pelo sistema, existem diversas formas de se utilizar os dados coletados pelo hardware, principalmente através dos gráficos e relatórios presentes no software. A informação gera conhecimento que consequentemente gera resultados.

Digamos que independentemente do setor ou do ponto de vista do usuário, se você é (direta ou indiretamente) responsável pelo resultado da produção de sua empresa, então o Sistema Prodwin será uma ferramenta para a execução do seu trabalho em sua rotina profissional.

Dando sequência a série, agora vamos ver um exemplo na retomada da produção diária ou após um final de semana em uma fábrica.

Normalmente nessas retomadas de produção temos vários ajustes a serem realizados, tais como aquecimento das máquinas, setups, regulagens, manutenções e etc.

Em nosso exemplo, essa fábrica realiza uma enorme quantidade de setups, devido a grande quantidade de modelos de produtos, portanto o grande desafio aqui é realizar em tempo hábil tudo que foi programado pelo PCP, e sabemos que em muitas vezes o que foi executado, não é igual ao que foi previamente planejado.

E como podemos monitorar, acompanhar e agir de forma assertiva e imediata a retomada da produção?

Obtendo de forma imediata e em tempo real quantas máquinas estão operando, quais produtos estão em processo, quais máquinas estão paradas com o respectivo motivo, ou mesmo em que momento iniciou a produção de uma determinada ordem ou produto. Essas informações são essenciais para rotina dos setores responsáveis pela produção.

O sistema Pw-1 possui gráficos específicos no auxílio da gestão da rotina da fábrica, podemos citar o exemplo  do recurso “Timeline”, essa é uma valiosa ferramenta na identificação das ocorrências de parada e produção em uma linha do tempo. Com o gráfico gerado no “Timeline” é possível evidenciar o comportamento dos equipamentos, e com apenas um clique identificar (por máquina ou por operador), nas últimas 24 horas todas as ocorrências que afetaram a disponibilidade de seu processo produtivo.

Podemos também observar em uma data específica do passado, selecionamos a data correspondente ao dia desejado, e o “Timeline” mostrará o comportamento da produção com a possibilidade de identificar o(s) motivo(s) de uma parada, com apenas um clique na respectiva ocorrência.

Um outro recurso tão simples quanto o recurso “Timeline” é o recurso “Layout”, este apresenta em uma única tela o grupo de máquinas desejado pelo usuário, e clicando no ícone correspondente a máquina, é apresentado um pop up simplificado sobre o status atual daquela ordem de produção, indicadores de OEE, disponibilidade, % de parada, eficiência de ciclo,  % de refugo entre outras informações.

Pensando em gestão em tempo real, esses recursos são apenas algumas das inúmeras funcionalidades disponíveis no sistema Pw-1.

A partir da implantação do sistema Pw-1 para monitorar em tempo real a fábrica, todas as reuniões diárias de produção passam a contar com apresentações dos demonstrativos de resultados por período com o respectivo status das melhorias realizadas de forma online.

Estas reuniões poderão ser conduzidas utilizando o próprio sistema Pw-1. Através dos recursos de monitoramento online (MOL), podemos visualizar os dados em tempo real por:  turno, dia, ordem de produção ou de um período selecionado. De forma muito intuitiva e visual, podemos rapidamente identificar os principais problemas que impactam diretamente na produtividade  e que necessitam de ações imediatas.

Como rotina, os gestores costumam fazer o uso constante do status atual das máquinas evidenciando o produto, operador, desempenho, disponibilidade e qualidade, além de visualizar a eficiência global de cada equipamento através do OEE,  com apenas um clique pode se acessar gráficos de Pareto das principais paradas por tempo e percentual, como também o cálculo de MTBF e MTTR daquela parada que mais afetou a disponibilidade.

Portanto vimos que com recurso MOL do sistema Pw-1 é possível observar as tendências dos diversos indicadores, através dos gráficos ou buscar informações detalhadas e consolidadas sobre paradas e refugos o que torna a reunião diária mais rápida e eficiente.

 

Observamos nos textos anteriores as inúmeras funcionalidades e recursos do sistema Pw-1,  neste artigo será possível verificar o quanto ele pode ser aliado na comunicação entre as áreas de apoio da empresa, possibilitando  uma gestão industrial mais eficaz e assertiva.

Uma das premissas para o sucesso de uma boa gestão é termos uma comunicação mais eficaz entre todas as áreas, assim garantindo o pleno funcionamento dos recursos necessários para a realização da operação. E para isso, o sincronismo de algumas tarefas realizadas entre determinados departamentos necessitam de uma comunicação clara, ágil e simples, ajudando a antecipar ações para evitar perdas e esperas inerentes do processo produtivo, desperdícios estes que podem ser eliminados ou minimizados.

Um dos recursos do sistema Pw-1 que proporciona uma comunicação mais  objetiva é a “gestão à vista em tempo real” de diversos indicadores, você poderá visualizar inúmeras telas, tabelas, gráficos e paretos atualizados de forma online, como também evidenciando os alertas e as ocorrências de parada por  área responsável onde será possível tomar uma ação imediata.

Com as informações corretas e confiáveis, os próprios operadores poderão acompanhar as suas respectivas produtividades, com o objetivo de alcançarem os melhores resultados com o compartilhamento das experiências e as melhores práticas, eliminando as possíveis interferências que possam prejudicá-los no desempenho e na qualidade da produção.

Veja que qualquer tela presente na navegação do sistema, assim como as próprias telas do módulo “TV”, poderão ser criadas e utilizadas na gestão à vista, tais como o “Top 5”, que aponta as 5 principais ocorrências de parada corretiva em Pareto, além dos indicadores de OEE, Eficiência de Ciclo, Produzido X Realizado, em uma tela dinâmica evidenciando cada equipamento em seu grupo de máquinas, ou hora a hora, mostrando a porcentagem de eficiência, meta x realizado. Lembrando que tudo isso ocorre e fica evidenciado no sistema Pw-1 de forma online e em tempo real.

Tomada de decisão e replanejamento em tempo real.

Nos textos anteriores, comentamos diversas vezes que a maior vantagem do sistema Pw-1 é ser online e em tempo real, o que permite uma melhor gestão no chão de fábrica, com maior assertividade na tomada de decisão e uma atuação rápida no momento da ocorrência, tornando ainda mais assertivo e preditivo, informando assim de forma precisa a previsibilidade da entrega de um determinado produto, garantindo uma melhor lucratividade e qualidade no atendimento aos clientes.

Muitas vezes, até por questões de prioridades comerciais, alguns pedidos têm que ser antecipados, e com o sistema Pw-1 esses replanejamentos tornam o processo de decisão mais rápido e transparente entre todos os colaboradores e departamentos da empresa, evidenciando os possíveis impactos na produção, tornando uma aliada e indispensável ferramenta para uma boa gestão industrial.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma apresentação, mostraremos na prática como o Sistema Pw-1 da Prodwin funciona!

Já tem o Sistema Pw-1 da Prodwin e quer saber mais sobre como utilizar o máximo do Sistema? Contrate nossos treinamentos para utilizar em alta performance o Sistema Pw-1!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *