BLOG

Metodologia TPM na indústria alimentícia: como aplicar

técnico aplicando metodologia tpm em fábrica de bebidas

Você já ouviu falar sobre metodologia TPM? Ela é a sigla de “Total Performance Management”, que traduzida para o português significa “Gestão Produtiva Total”.  

Nas indústrias, especificamente na alimentícia, esse método é utilizado para reduzir perdas nas linhas de produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, eficiência e lucro das empresas. 

Mas como aplicar esse modelo de gestão no seu chão de fábrica? Quais os indicadores que devem ser medidos e controlados?  

Continue a leitura para entender como a aplicação de um sistema MES completo aliado à metodologia TPM pode facilitar o seu trabalho nesse sentido. 

Ao longo deste conteúdo você vai conferir: 

  • O que é metodologia TPM?;
  • A metodologia TPM aliada ao sistema Prodwin;
  • 5 vantagens do sistema Prodwin à indústria alimentícia 

 O que é metodologia TPM? 

A metodologia TPM tem o objetivo de aumentar a produtividade das indústrias, reduzir e até mesmo eliminar perdas nos processos de fabricação industrial. 

De acordo com esse modelo de gestão, para que uma indústria alcance excelência em seus processos de produção, é preciso dar atenção a seis tipos de perdas no chão de fábrica: 

  1. Paradas corretivas: Quebras repentinas ou desgaste gradativo de componentes; 
  2. Paradas por SETUP: Ajustes e regulagens durante a troca de produto; 
  3. Pequenas paradas: Interrupções momentâneas na linha de produção; 
  4. Velocidade reduzida: Produção abaixo da velocidade definida como padrão; 
  5. Defeito no processo: Perdas por retrabalho ou eliminação de produtos defeituosos; 
  6. Startup: Fatores que atrasam o início da produção, por exemplo, falta de material e de operador. 

 A metodologia TPM aliada ao sistema Prodwin 

Para que uma indústria consiga aumentar sua produtividade, seus lucros e trabalhar com melhoria contínua, é necessário que os gestores obtenham dados e informações da situação atual de seus maquinários.  

O indicador OEE foi dividido em três índices principais que atuam diretamente nessas perdas: Disponibilidade x Performance x Qualidade.  

Logo, esse monitoramento proporciona à gestão uma visão clara de quais são os problemas que devem ser eliminados ou melhorados para conquistar as metas definidas.  

Nesse sentido, a aplicação da metodologia TPM aliada à implementação da solução MES Prodwin, da SKA, pode ser a melhor forma de gerir e otimizar os processos de uma fábrica. 

Lembrando que, para iniciar essa mudança de cultura dentro das empresas, é indispensável que os gestores considerem o pensamento do professor William Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.” 

 5 vantagens do sistema MES Prodwin à indústria alimentícia 

Indústrias alimentícias de grande porte contam com o modelo de produção seriada, o qual é dedicado à fabricação de produtos em alta escala por meio de máquinas e processos padronizados.  

Confira abaixo, cinco principais vantagens que o software MES Prodwin oferece às linhas industriais alimentícias: 

  1. Controle de produção industrial em tempo real; 
  2. Assertividade na tomada de decisão; 
  3. Integração com sistemas ERP de gestão; 
  4. Mão de obra estratégica; 
  5. Análise de mais de 50 indicadores para melhoria contínua. 

Assista ao vídeo a seguir para entender a relação e as diferenças entre os softwares MES e ERP:

Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em implementar o Prodwin no seu chão de fábrica? Entre em contato com o nosso time de especialistas! 

Texto original escrito por Jackeline Souza – Coordenadora de Projetos da Prodwin/Grupo SKA – e adaptado pela Redação da Prodwin.