BLOG

Qual é o custo total de propriedade (TCO) de um sistema MES?

dois operadores industriais analisando custo total de propriedade no notebook da empresa

Você já ouviu falar sobre custo total de propriedade? Conhecido pela sigla TCO (Total Cost of Ownership), o termo se refere ao valor que as empresas gastam com a implantação e manutenção de sistemas e maquinários responsáveis por manter sua produção ativa. 

​Nesse contexto, você já parou para pensar no quanto a sua empresa gastaria com a implantação de um sistema MES para controlar e gerir e controlar a produção seriada do seu chão de fábrica 

Continue a leitura para solucionar a sua dúvida! 

Ao longo deste texto, você vai conferir: 

  • O que é custo total de propriedade (TCO)?; 
  • Os principais fatores avaliados no TCO de um sistema MES; 
  • Prodwin é referência em software para controle de linhas de produção em série. 

Afinal, o que é custo total de propriedade (TCO)? 

Conforme explicamos acima, o custo total de propriedade consiste em uma métrica que demonstra os gastos que as empresas têm com investimentos em softwares e outros ativos estratégicos para seus negócios. 

Em relação ao custo total de propriedade de um sistema MES para gestão da produção industrial seriada, por exemplo, o valor inclui a licença do software, a aquisição dos hardwares, os treinamentos com as equipes para uso da solução e o suporte pós-implantação. 

Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre as funções de um sistema MES:

Saiba mais sobre os fatores avaliados no TCO de um sistema MES 

Confira abaixo, mais detalhes sobre os principais fatores que devem ser considerados ao avaliar o custo total de propriedade de um sistema de gestão e apontamento de produção. 

Licenças de software:  

O custo das licenças do software MES Prodwin, por exemplo, varia conforme o número equipamentos que se deseja monitorar e as funcionalidades específicas necessárias para controlar a sua linha de produção. 

Nesse sentido, o time de especialistas do sistema MES Prodwin está à disposição para analisar as demandas da sua produção e prestar as informações que você deseja sobre os custos de licenças da tecnologia. 

Hardware: 

O hardware necessário para executar o MES Prodwin também pode variar conforme as necessidades da sua empresa. 

Nesse sentido, o sistema MES Prodwin pode controlar a sua produção seriada com coletores próprios e também será necessário o uso de servidores onde utilizamos a tecnologia cloud computing, ou computação na nuvem. 

Treinamento: 

É importante garantir que a equipe esteja devidamente treinada para o uso do sistema MES Prodwin. Assim, será possível obter o máximo de benefícios da tecnologia 

O custo do treinamento varia de acordo com o número de colaboradores da tecnologia e da complexidade do fluxo de processos da empresa. Atuamos com treinamento para usuários chave (Key-user) que podem replicar o treinamento internamente, reduzindo o custo para a expansão do sistema. 

Suporte pós-implantação: 

O suporte pós-implantação assegura que o sistema funcione corretamente. 

Momentos para esclarecimento de dúvidas entre a equipe e os técnicos de implantação são essenciais para resolver os problemas que surgem durante a prática do software.  

O custo do suporte pós-implantação do sistema MES Prodwin está contemplado no contrato de manutenção, também favorecendo a redução do custo. 

Prodwin é referência em software para controle de linhas de produção em série 

Em geral, o custo total de propriedade do sistema MES Prodwin pode variar, conforme os fatores mencionados acima.  

Nesse sentido, os nossos profissionais avaliam cuidadosamente as necessidades de cada empresa e as funcionalidades demandadas pelo sistema ao determinar o TCO do MES Prodwin, o qual é um investimento valioso e indispensável para quem deseja se destacar no mercado da indústria 4.0. 

Ficou interessado em implantar nossa tecnologia na sua indústria? Entre em contato com os nossos especialistas! 

Se você quer saber mais sobre essa tecnologia, não deixe de ler o nosso conteúdo que aborda 5 motivos para implantar o sistema MES Prodwin em linhas seriadas. 

 

Texto original escrito por Rafael Souza – Comercial do Grupo SKA – e adaptado pela Redação da Prodwin.