BLOG

5 indicadores de produção para sua fábrica prestar atenção

duas mulheres analisando os indicadores de produção dentro de uma fábrica

Os indicadores de produção, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), são fatores que informam a saúde dos fluxos de produção das fábricas. 

A medição e acompanhamento dos KPIs de produção gera informações estratégicas e determinantes para a tomada de decisões das empresas. 

Nesse sentido, contar com um sistema automatizado que monitore em tempo real os indicadores de produção do seu chão fábrica pode facilitar e otimizar os processos da sua linha industrial. 

Continue a leitura para conhecer os principais indicadores de produção que sua empresa deve prestar atenção para garantir todos esses benefícios. 

Ao longo deste texto, você vai conferir: 

  • O que são indicadores de produção?
  • 5 tipos de indicadores de produção que sua fábrica deve medir;
  • Prodwin é solução para controle e monitoramento de KPIS de produção. 

O que são os indicadores de produção? 

Conforme explicamos acima, os indicadores de produção consistem em métricas de processos do chão de fábrica que, quando analisadas da maneira correta, conferem dados preciosos para a tomada de decisões da gestão.   

A partir delas, é possível identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como definir ações para ações de melhoria contínua. 

5 tipos de indicadores de produção que sua fábrica deve medir 

Por meio do sistema Prodwin, solução MES da SKA, é possível melhorar a gestão industrial, bem como obter um olhar mais detalhado sobre cada ciclo produtivo. 

Veja abaixo os principais indicadores de produção que sua fábrica deve prestar atenção. 

1 – OEE (Overall Equipment Effectiveness) 

OEE é uma métrica que mede a eficiência geral do equipamento de produção. Ele leva em consideração o tempo de disponibilidade, o desempenho e a qualidade para calcular o percentual de tempo em que o equipamento está sendo usado efetivamente.  

O sistema MES pode ajudar a melhorar o OEE ao identificar problemas e gargalos no processo de produção e implementar soluções para aumentar a eficiência. 

2 – Tempo de ciclo 

O tempo de ciclo mede o tempo necessário para concluir um processo de produção completo, desde o recebimento dos materiais até a entrega do produto.  

Ao implementar o sistema MES da Prodwin, sua empresa conseguirá identificar as áreas onde o tempo de ciclo pode ser reduzido, como: tempos de espera, movimentação desnecessária de materiais ou retrabalho. 

3 – Taxa de retrabalho 

A taxa de retrabalho mede a quantidade de produtos que precisam ser reprocessados devido a problemas de qualidade.  

O MES pode ajudar a reduzir a taxa de retrabalho, fornecendo visibilidade em tempo real do processo de produção e identificando rapidamente problemas de qualidade para que possam ser corrigidos imediatamente. 

4- Tempo de inatividade não programado 

O tempo de inatividade não programado mede o tempo em que o equipamento ou o processo de produção estão parados devido a falhas não programadas. 

O MÊS pode ajudar a reduzir o tempo de inatividade não programado, fornecendo alertas imediatos quando ocorrerem falhas e prestando informações detalhadas sobre a causa das falhas. 

5 – Nível de estoque 

O nível de estoque mede a quantidade de estoque disponível em comparação com a demanda atual. O MES pode ajudar a otimizar o nível de estoque, fornecendo informações em tempo real sobre o uso de materiais e o andamento da produção para que o estoque possa ser ajustado de acordo. 

Esses são apenas alguns exemplos de indicadores de produção (KPIs) que podem ser melhorados com a implementação do MES. Lembrando que é importante identificar os objetivos específicos da empresa e selecionar os KPIs relevantes para alcançar esses objetivos. 

Prodwin é solução para controle e monitoramento de KPIs de produção 

Você que conferiu o nosso conteúdo até o final, conseguiu entender a importância do monitoramento e controle dos indicadores de produção? 

O sistema Prodwin é a solução ideal para acompanhar e apresentar em tempo real a produtividade do seu chão de fábrica. 

Entre em contato com nossos especialistas para implantar nosso sistema na sua linha de produção seriada. 

Texto original escrito por Rafael Souza – Comercial do Grupo SKA – e adaptado pela Redação da Prodwin.